8.5.10

Farmácia estabelecimento de saúde!

Com muito orgulho, o Centro acadêmico de farmácia da UnB quer repassar a mensagem da Professora Silvana, e convidadar a todos os estudantes para participar da mobilização Farmácia estabelecimento de saúde!

"No próximo dia 12 de maio de 2010, farmacêuticos e estudantes de farmácia, demais profissionais de saúde e representantes da sociedade civil de todo o país se mobilizarão para pressionar a votação e aprovação do substitutivo ao projeto de lei 4385/94, apresentado pelo Deputado Ivan Valente, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde - e não apenas um estabelecimento comercial qualquer.

A atividade será realizada na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral de Brasília, às 9h do dia 12 de maio.



A proposta
O texto, que tramita há cerca de 12 anos no Congresso Nacional, garante a assistência farmacêutica como parte de uma política nacional de saúde, combatendo uma visão que trata o medicamento como mercadoria comum. O intuito do substitutivo é que a farmácia não seja mais vista como mais um estabelecimento comercial simples, onde qualquer produto é vendido, mas sim como um ambiente que cumpre um papel de interesse social.
A ideia é acabar com a prática frequente de o balconista de farmácia indicar medicamentos ao cliente, sem ter competência para isso. Estatísticas provam que a ingestão de medicamentos sem receita e orientação ocupa o primeiro lugar nos casos de morte e intoxicação no país. As pesquisas também mostram que os índices indiscriminados de auto-medicação têm aumentado com o passar do tempo.
A campanha para transformar a farmácia em estabelecimento de saúde tem o apoio do Ministério da Saúde, câmaras de vereadores, assembleias legislativas e de todas as entidades que defendem a saúde pública e a assistência farmacêutica integral. Em 2008, fruto da mobilização da Federação Nacional dos Farmacêuticos, foi lançada uma Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica na Câmara dos Deputados, que estimula essa mobilização em Brasília.


A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) está coordenando esse movimento. Maiores informações na página http://www.fenafar.org.br/farmacia/ ou pelo fone (011) 3257-9126 e email info@fenafar.org.br.



Atenciosamente,

Profa SIlvana Nair Leite
Faculdade de Saúde UnB
Curso de Farmácia"

Não deixemos de participar!
O centro acad~emico também oferece mais informações através do email Cafarunb@gmail.com!

No comments: